twSIC - Sistema de Informação Consular

O twSIC – Sistema de Informação Consular permite a gestão de todos actos consulares de uma forma simples e intuitiva.

Os serviços consulares de cada país têm de se substituir aos serviços públicos do seu país, aqui representado. No entanto existem alguns actos que são exclusivos dos serviços consulares. 

Como regra geral, todos actos consulares concluem com a emissão de um documento, e a cobrança de uma taxa.

O twSIC permite igualmente o registo de actos não previstos inicialmente. Estes actos avulsos podem ter modelos padrão ou definidos pelo utilizador. Cada modelo criado no sistema pode ser reutilizado.
Os documentos emitidos podem ser de naturezas muito diferentes, tais como Certificados de Nacionalidade, Certidões de Nascimento, Assento de Nascimento, Certidão de Capacidade Matrimonial.
O twSIC suporta também processo de intervenção social, tais como o apoio a doentes evacuados, fazendo a gestão do processo e de verbas disponibilizados para apoio do próprio ou de acompanhantes.  
De base está disponível a emissão de cartões de identificação consular, onde constam os dados de identificação, fotografia, assinatura do titular e do responsável pelo serviço. Para este tipo de documento tem de ser disponibilizada um impressora de cartões de PVC ou policarbonato, em formato de “cartão de crédito”. 
Para a captura da fotografia do utente pode ser usado um scanner; importar do disco uma imagem ou mais simplesmente, capturar directamente usando uma câmara do tipo Webcam.
O twSIC permite também a captura e armazenamento de dados biométricos, usando equipamento de digitalização específico. Os dados biométricos a recolher são impressões digitais, fotografia, assinatura. 
Um componente de gestão documental permite que a cada processo possam ser associados todos documentos relacionados, em formato digital. Estes documentos podem ser importados por upload, ou directamente de um scanner.

As receitas geradas com os actos consulares podem ser cobradas em qualquer fase do processo.
Cada utente receberá um factura com os detalhes dos actos requeridos, sendo o seu pagamento feito em diversas naturezas (numerário; transferência bancária; multibanco; etc.)

A factura pode ser emitida diversos tipos de papel e de impressora (A4; A5; impressora de POS; etc.)
Estão disponibilizados relatórios em diversas vertentes:
  • Produção – Dados registados segundo diferentes critérios de selecção.
  • Estatísticos – Dados estatísticos sobre os principais processos.
  • Financeiros – Relatórios sobre os dados de receitas geradas.

A cada utilizador é definido um perfil que define a unidade orgânica a que pertence e os direitos de acesso que tem.  
Resumo de funcionalidades:

  • Registo de ficha individual  Reutilização dos dados para requerentes que já tenham requerido actos anteriormente.  
  • Captura de dados biométricos  
  • Captura de fotografia por:  
    • Webcam  
    • Scanner  
    • Importação de imagem  
  • Fotografia do passaporte (só para e-Passport)  
  • Capacidade de correcção da fotografia após a captura.  
  • Redimensionamento da fotografia para medida standard  
  • Verificação de existência de medidas cautelares Pessoa e/ou Documento 
  • Parametrização da disposição dos elementos no cartão de identificação.  
  • Cartões de identificação impressos em cartões em branco ou pré-impressos.  
  • Controlo de receitas  
  • Emissão de Relatórios